Arvorismo

Arvorismo

O Arvorismo é uma prática esportiva de aventura, consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copa das árvores ou em postes de eucalipto tratado. Esse percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo maior de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros.

Essa prática pode ter funções tanto contemplativas quanto esportivas. Na modalidade contemplativa, plataformas são instaladas nas copas das árvores para que se possa observar plantas e animais. As plataformas são utilizadas também em atividades científicas, por facilitar a pesquisa de certos ecossistemas. Na sua modalidade esportiva, o arvorismo é montado com obstáculos e para vencê-los o “arvorista” precisa utilizar conceitos básicos de escalada, rapel, highline e vencer o medo da altura, se for o caso.

 

Existem circuitos com diferentes graus de dificuldade. Os mais simples são formados apenas por trilhas onde os suportes para os pés são móveis e por isso exigem a sua concentração. Alguns, são mais desafiadores e além das trilhas, englobam paredes de escalada para chegar até as plataformas e paredões de rapel para descer novamente ao solo.

Com sucesso absoluto e grande aceitação entre adultos e crianças, o Arvorismo é uma atividade que não requer um grande número de monitores para a sua operação, devido ao sistema de cabo contínuo. Podendo ser alocado de forma estratégica em seu espaço aproveitando mezaninos entre outros, criando assim uma solução integrada.

Equipamentos: Cadeirinha, mosquetões, capacete, luva, vagão, polia, cordas e sapatilhas de escalada, dependendo do circuito. Todos os equipamentos são fornecidos pelos operadores da atividade.

Requisitos: O arvorismo não exige experiência prévia, habilidades específicas ou condicionamento físico. Você vai precisar somente de coragem e concentração para acertar os movimentos durante o percurso.

Recomendado: O arvorismo é uma ótima atividade para crianças e adolescentes. Ele proporciona contato direto com a natureza. Lá de cima você se sente como parte do ambiente natural. Também é uma atividade que ganhou relevância no treinamento motivacional de equipes. O arvorismo ensina valores como superação de limites e trabalho em equipe.

Segurança: O arvorismo é uma atividade que oferece poucos riscos. O praticante fica preso durante todo o percurso por equipamentos de segurança.

Preparação: A maioria dos operadores oferece um rápido treinamento a poucos centímetros do chão. Isso é importante para você ganhar intimidade com os equipamentos de segurança e ter confiança. Fazer um bom alongamento antes e depois do circuito é uma boa dica. Alguns trechos exigem flexibilidade dos braços e pernas, e um bom alongamento irá facilitar os movimentos e amenizar possíveis dores musculares no dia seguinte.

Veja também sobre escalada: