Parede de Escalada

Parede de Escalada

ESCALADA

Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada (parede de escalada). É considerado, atualmente, um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos Alpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.

Em 1492, Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições existentes a respeito de seu cume. Em 1744 ocorre a chegada ao cume, que é chamada pelos montanhistas de conquista, do Monte Titlis, em 1770 a do Monte Buet e em 1779 o Monte Velan também é conquistado. Entretanto, é considerado como o marco do alpinismo moderno a data de 8 de agosto de 1786, quando dois franceses, o médico Michel Paccard e o garimpeiro Jacques Balmat venceram os 4810 metros do Mont Blanc (Monte Branco), na Europa, motivados por um prêmio oferecido por Horace-Bénédict de Saussure – considerado o fundador do Alpinismo.

No final do século XIX e início do século XX ocorreu uma verdadeira corrida a conquistas de montanhas até então inexploradas. Assim, em 1868, os ingleses conquistaram os principais picos do Cáucaso. O Chimborazo foi vencido em 1880, o Aconcágua (6959m) em 1897, ambos nos Andes. Em 1889 foi conquistado o Kilimanjaro (5895 m), na África e o Monte McKinley (6194 m) no Alasca em 1913. O Monte Everest, ponto culminante do planeta, com 8848 metros, situado na Cordilheira do Himalaia na Ásia, foi finalmente conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953.

A Escalada é um esporte que se pode praticar tanto individualmente como em grupo. Existem várias modalidades de escalada: escalada de bloco (ou boulder), esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha(Alpinismo).

A Escalada tradicional caracteriza-se geralmente pelo facto de as paredes a subir estarem equipadas com pontos de segurança já fixados (grampos ou chapeletas), determinada pelo conquistador da via, e que não deve ser alterada sem o consentimento do mesmo(ética).

Tanto a Escalada tradicional como esportiva, são tipos de escalada livre porque o escalador, usa os seus próprios meios (mãos e pés) para poder progredir na parede.

Na Escalada artificial o escalador recorre a aparelhos tais como estribo, grampos, móveis, pitonspara ajudar na sua progressão.

Em qualquer um destes tipos de Escalada acima mencionados, o escalador encontra-se preso por uma corda (dinâmica). Há, no entanto quem prefira não usar qualquer tipo de corda. É o que se chama “solo”.

Saiba Mais Sobre Parede de Escalada