A ESCOLA É UMA AVENTURA

Postado Por:

MSV Adventure

A ESCOLA É UMA AVENTURA

1

A aventura carrega um sentido de exploração do desconhecido. A rotina da vida cotidiana nos tempos atuais é repleta de acontecimentos repetitivos e controlados, aos quais temos que nos submeter, por isso, muitas pessoas buscam as atividades de aventura como forma de escapar da monotonia, neste princípio de século.

Esta busca por situações inusitadas e desafiadoras promove o desenvolvimento de habilidades e capacidades humanas, pois a pessoa precisa encontrar formas de solucionar problemas que aparecem em situações de risco como nas montanhas, florestas, rios, mares e etc, sempre buscando atingir objetivos e não se esquecendo dos aspectos de segurança.

Desta forma, muitas escolas criam opções de atividades de aventura para os alunos como forma de proporcionar-lhes desafios em situações de aprendizagem com risco controlado, para que seus alunos consigam lidar com situações novas de forma criativa e responsável.

É possível citar, por exemplo:

Aulas de escalada em paredes artificiais em que as crianças e jovens aprendem a lidar com o medo.

Atividades de orientação com bússolas e mapas para desenvolver a atenção, a percepção e a memorização dos espaços geográficos.

Aulas de slackline em que se melhora a concentração e o auto controle.

Estudos do meio em trilhas naturais para a sensibilização em relação à preservação da natureza.

O parkour como forma de criar a auto confiança e o aumento da cooperação.

Estas atividades já são propostas em diversas escolas pelo Brasil e a partir de 2017, farão parte da Base Nacional Comum do Ministério da Educação, como uma das propostas curriculares que deverão ser implantadas em todas as escolas em território nacional, ou seja, os professores de Educação Física escolar oportunizarão seus alunos a aprender pela aventura.

Dimitri Wuo Pereira